quarta-feira, 5 de abril de 2006

Afastamento do orador das funções parlamentares e profissionais, em razão de problemas de saúde. Lançamento da candidatura do Parlamentar à Presidência da República. Agradecimento ao apoio recebido durante o afastamento do Parlamentar, em especial ao Presidente Aldo Rebelo e ao Deputado Elimar Máximo Damasceno.

Data: 05/04/2006
Sessão: 041.4.52.O
Hora: 16h24

O SR. ENÉAS (PRONA-SP. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, povo brasileiro, estou aqui hoje, diferentemente de todas as outras vezes em que falei do Brasil, para falar de mim mesmo, especificamente da minha saúde. Esta é uma satisfação que devo a todos os meus eleitores.

O diagnóstico de minha doença, que me afastou por 1 mês, é leucemia mielóide aguda. E eu reservei a mim mesmo o direito de fazer este comunicado no contexto de dia, hora e local que melhor me aprouvesse.

Não é verdade, como foi noticiado, que fui internado de emergência, que estava dando aula e passei mal. O curso O Eletrocardiograma, que ministro no Rio de Janeiro e em São Paulo, só iria começar no último dia de março. Estávamos nos meados de fevereiro.

Tudo começou com uma dificuldade de locomoção que, após a semiótica clássica, inclusive com ressonância magnética, consubstanciou-se numa vasculite na região poplítea. A seqüência propedêutica selou o diagnóstico de leucemia mielóide aguda.

Durante os procedimentos terapêuticos, o quadro se complicou com abdômen agudo inflamatório. Levado ao centro cirúrgico com a suspeita de apendicite, diagnosticou-se uma tiflite, inflamação do ceco, início do intestino grosso. Mais adiante, instalou-se uma pneumonia lobar direita e um quadro de anasarca, com edema dos membros inferiores, ascite e derrame pleural. No interregno, sucediam-se radiografias, tomografias, ultra-sonografias, intervenções cirúrgicas para introdução de cateter e, por último, broncoscopia e gastrostomia endoscópica. Tive alta no dia 24 de março, prosseguindo o tratamento em regime ambulatorial.

Pela primeira vez, em 30 anos de exercício profissional, sem uma falta, sem um atraso, suspendi, neste semestre, o curso que ministro para cerca de 500 médicos, no eixo Rio-São Paulo.

Deixo registrado o meu agradecimento por todos os votos de estima e recuperação plena que recebi, tanto do Rio quanto de São Paulo, dos meus alunos, que compreenderam a razão de ser da minha ausência neste semestre.

Estou de volta. Não me afastei e não me afasto um milímetro sequer das convicções que me trouxeram até aqui, que são a luta por um Brasil livre, soberano, independente dos grilhões que continuam mantendo o nosso povo, a nossa gente na escravidão.

A chama da esperança continua viva. Sou pré-candidato à Presidência da República e meu nome será homologado na Convenção Nacional do Partido, em junho.

Nunca imaginei que o fato de eu ter raspado totalmente a minha barba pudesse ser notícia nacional. Mas, já que a mídia divulgou tanto esse acontecimento, preciso dizer agora para os meus eleitores de todo o Brasil: o importante é que, com barba ou sem barba, eu continuo sendo o mesmo. E nunca disse esta frase, nunca disse isto nesta tribuna: meu nome é Enéas!

Registro aqui meus agradecimentos a toda a equipe de médicos que conduziu o meu tratamento e aos paramédicos que me deram assistência; aos colegas desta Casa e do Senado Federal, Parlamentares e funcionários que me hipotecaram solidariedade, em particular ao nosso Presidente, digníssimo Deputado Federal Aldo Rebelo; aos familiares que estiveram ao meu lado durante cerca de 30 dias; aos religiosos de todo o País, líderes católicos, evangélicos e espíritas que intercederam por mim junto ao Criador. Referência singular devo fazer ao meu amigo particular, Vice-Presidente Nacional do PRONA, Deputado Federal Elimar Máximo Damasceno, que esteve ao meu lado durante todo o sofrimento.

Finalmente, numa palavra para o alto, agradeço ao Criador do universo, que, mesmo com todos os meus defeitos, atendeu as minhas preces e as dos meus amigos e me trouxe vivo para esta Casa.

Muito obrigado, Sr. Presidente. Muito obrigado, povo brasileiro. (Palmas.)

Um comentário:

  1. Dr Enéas Carneiro foi um homem de pulso firme e de uma legítima dignidade p com os diversos problemas do Brasil,seus feitos sempre serão lembrados por mim e todos os seus eleitores

    ResponderExcluir